Renato Moraes

Sobre a Linha de Trabalho Souplesse

Souplesse

 

Corpos femininos, são a base de inspiração para esta nova série de meus trabalhos. Meu objeto de desejo, fantasia, mistério, erotismo. Estes elementos percorrem sempre meu imaginário e são traduzidos em minhas obras de arte, cada um a seu modo.

 

O corpo feminino tem uma infinidade de significados, como a pureza, beleza – em seu maior grau -, suavidade, vida – pois é uma vida que gera vida – que, por sua vez, é meu objeto de desejo, pelo qual meu consciente e subconsciente criam as mais elaboradas devaneios e fantasias eróticas numa agilidade impressionante.

 

O mistério já é intrínseco ao feminino e transpira pelo corpo da mulher, assim como a emoção, o sagrado, a intuição, entre diversos outros temas, o que a torna ainda mais interessante, intrigante e misteriosa.

 

Não pretendo direcionar o olhar do espectador, pois acredito que cada um tem seu modo de ver que é baseado em sua própria fantasia e imaginário pessoal. Cada obra foi e será elaborada tendo por molde o corpo da mulher. É só o início do caminho. O restante fica por conta de cada um.

 

Faço o convite para que você entre em meu universo e descubra o seu.

 

Meu trabalho também gira em torno da relação entre o material que uso e o corpo humano e em específico, o corpo feminino. Iniciei esta série intitulada; Souplesse*, que em seu significado tem, entre outras; agilidade, versatilidade, elasticidade, maleabilidade e adaptabilidade. Todos termos intimamente ligados ao corpo humano. O corpo- quando bem cuidado – pode ter a habilidade de ser ágil. Podemos ser ágeis tanto na forma como nos locomovemos, como em pensamentos.

 

Somos versáteis, e especificamente no que diz respeito à mutabilidade. Temos a possibilidade de mudarmos a aparência de nossos corpos com muita facilidade e versatilidade, seja no uso de roupas, acessórios, tatuagens, piercings, entre diversas outras formas. Isto é ainda mais notado na contemporaneidade, com tanto interesse em mudanças de sexo e gênero, por exemplo.

 

A elasticidade é característica do corpo humano, tanto internamente, como no caso de nossos músculos, quanto no externo de nossa pele.

 

A maleabilidade está intrinsicamente ligada à elasticidade no contexto plástico, pois com a flexibilidade, podemos movimentar nosso corpo em diversas posições. No contexto filosófico, a maleabilidade é uma característica do ser humano, pois, mesmo com adversidades, podemos contornar as situações para delas nos desvencilhar.

 

Com relação à adaptabilidade, não há o que contestar. Ela é imensa. Acredito que esta é uma das maiores características do ser humano, desde sempre. Nos adaptamos ao local onde temos que viver, à comida a que temos à disposição, à situação financeira a que nos apresenta, e junto da maleabilidade, conseguimos contornar a situação para que esta melhor nos favoreça. Nossa capacidade de adaptação é inclusive física, pois, dependendo das circunstâncias corporais, nos moldamos e nos adaptamos temporariamente ou permanentemente ao que nosso corpo pede.

 

Portanto, tendo em vista todas essas circunstâncias, Souplesse está completamente ligada ao corpo humano.

 

Criar esta série, usando o aço galvanizado, foi exatamente em decorrência da maleabilidade, e adaptabilidade do material escolhido à forma a que me propus a realizar, pois consigo moldá-lo com as próprias mãos para atingir o contorno idealizado e desta forma, mantenho estreita relação deste material com a Souplesse.

 

A beleza do desenho do corpo humano está muito ligada ao erótico, ao quente, ao calor dos corpos, principalmente quando ligados a outros corpos.

 

O motivo que me fez propositalmente criar estas peças na cor vermelha, tem completa relação com as características desta cor, pois traduzem o calor que o corpo transpira, o excitante, o sexo quente, entre outras características que podem ser imaginadas e relacionadas ao vermelho.

 

Desta forma, procurei ligar a maleabilidade do material para representar a própria maleabilidade do corpo feminino, sempre buscando sua beleza e suavidade pois, no meu ponto de vista, representa, sua tradução mais cristalina de suavidade e beleza.

 

Escolhi o termo Linha, para seguir um novo caminho na Série Femmes et Corps (Mulheres & Corpos), pois acredito que estas obras, mesmo estando dentro do universo do corpo feminino, têm um caminho próprio e nada mais significativo do que uma linha para traçar um caminho.

 

Meu convite é para que você possa percorrer com seus olhos ou mãos pela suavidade dos contornos de minha obra e procure fazer as associações que lhe vier à cabeça com qualquer imagem de seu universo pessoal.

 

Espero que tenha gostado e faço o convite a conhecer meus outros trabalhos da série Femmes et Corps (link), que está intimamente ligada a esta série, bem como meus outros trabalhos, como os recentes Objetos (link).

 

 

 

 

*Le Robert Micro Poche. Souplesse n.f.. Propriété de ce qui est souple, de ce qui plie et se meut avec aisance. Elasticité, flexibilité. Propriedade daquilo que é flexível, daquilo que se dobre ou se move com facilidade. Elasticidade, flexibilidade.